O laboratório de análise de carnes da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, trabalha num projeto visando aprimorar a qualidade da carne ao consumidor. As pesquisas começaram em janeiro desse ano e, segundo estimativas da pesquisadora Renata Tieko Nassu, até o final do ano poderão surgir os primeiros resultados. A pesquisa, que tem duração de 3 anos, é financiada pelo CNPq.

A pesquisa consistirá na análise da carne do boi criado em pasto e em confinamento. “Queremos verificar quais as diferenças nas características sensoriais para o consumidor”, explica a pesquisadora.

Até o final do ano, começam os primeiros testes, que envolvem o consumidor final e pessoas treinadas para a degustação. Aspectos como textura, sabor e aroma farão parte dessa análise, segundo informa Renata.

Com a pesquisa, de acordo com Renata, será possível identificar e efetuar mudanças na dieta do animal, deixando a carne ideal para mercados específicos. “E se o mercado tiver a identificação de que o boi criado em pasto ou confinamento tem uma carne de melhor qualidade, a indústria terá um direcionamento correto na compra do animal”, explica.

Renata comenta que haverá análises laboratorais sobre a qualidade da carne

Segundo a pesquisadora, este tipo de estudo é importante para toda a cadeia. Sabendo que alimentos ingeridos pelo animal deixam a carne mais nutritiva, por exemplo, o pecuarista pode modificar a dieta. Se o objetivo de determinado frigorífico é vender carne para mercados mais exigentes, e estiver provado que o bovino criado a pasto tem carne mais saborosa, a indústria saberá de quem comprar os animais.

As amostras de carne que passarão por análise são de touros Angus e Limousin cruzados com vacas Angus/Nelore e Simental/Nelore.

NÚMEROS – Segundo o Ministério da Agricultura e Abastecimento, de 8,4 milhões de toneladas de carne bovina produzidas, 82,7% são consumidas no Brasil, o que leva a aumentar a preocupação não só com a produção, mas com a qualidade do produto. “Existem muitos programas que atestam a qualidade da carne e com um consumidor cada vez mais exigente, a intenção é aprimorar as pesquisas nesse segmento”, observa Renata.

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